• FIL- FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS – Rio de Janeiro (RJ)

  • ESPETACULAR – MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTES PARA CRIANÇAS – Curitiba (PR)

  • FESTIVAL INTERNACIONAL PAIDEIA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE – São Paulo (SP)

  • FESTIVAL PRIMEIRO OLHAR – ARTE PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA – Brasília (DF)

  • PRIMEIRO OLHAR – Mostra Internacional de Teatro para Bebês – São Paulo (SP)

  • TIC – FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ – Fortaleza e interior (CE)

A Fibra

A FIBRA – REDE DE FESTIVAIS INTERNACIONAIS BRASILEIROS PARA CRIANÇAS E JOVENS, criada em 2019, é um coletivo que tem como missão pensar em ações conjuntas que possam contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas e multidisciplinares para crianças e jovens no país. Com abrangência nacional, é composta, atualmente por seis Festivais Internacionais realizados em cidades localizadas nas regiões nordeste, sul, sudeste e centro-oeste do Brasil:

Para efetivar esta missão, a FIBRA visa às seguintes ações:

  • Criar uma representatividade mais forte e legítima juntos aos financiadores públicos e privados nacionais e internacionais, em busca de recursos para ações coletivas;
  • Compartilhar espetáculos internacionais e realizar outras ações de intercâmbio;
  • Realizar um calendário de festivais de artes cênicas e multidisciplinares para crianças no Brasil, visando ao estabelecimento de um canal de circulação de espetáculos;
  • Promover ações que contribuam para o fortalecimento da reflexão acerca da arte para crianças e jovens, como constituição de um banco de textos, realização de ações formativas, desenvolvimento e apoio à crítica especializada, entre outras;
  • Integrar os festivais internacionais de artes para crianças e jovens, conferindo à FIBRA maior representatividade como delegação brasileira em festivais internacionais, favorecendo a otimização de recursos e o compartilhamento de informações e atividades.

Festivais

Curadores

PROJETO PING PONG

O projeto PING PONG (PING-PONG ESCÓCIA-BRASIL JOVEM PÚBLICO) consiste no encontro dos curadores internacionais que integram a FIBRA – Rede de Festivais Internacionais Brasileiros de Artes para Crianças e Jovens com o curador Noel Jordan, do Festival para Crianças Internacional de Edimburgo, da Escócia, o maior festival do gênero do Reino Unido.

O encontro se dará localmente, nas cidades de Fortaleza – dias 5 e 6 de outubro – e em São Paulo – dias 7 e 8 de outubro, e nacionalmente no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de outubro, do qual participarão curadores de quatro regiões do país. Participam do Projeto os curadores Aglaia Pusch e Amaury Falseti (Paideia – São Paulo), Clarice Cardell e Carlos Laredo (La Casa Incierta – Distrito Federal), Emidio Sanderson e Osiel Gomes (Fortaleza), Karen Acioly (Rio de Janeiro), Luiz André Cherubini e Sandra Vargas (Sobrevento – São Paulo), Michele Menezes (Curitiba) e Michele Rolim (Porto Alegre), representando os Festivais Espetacular – Mostra Internacional De Artes Para Crianças, Festival Internacional Paideia de Teatro Para a Infância e Juventude, Festival Primeiro Olhar – Arte Para A Primeira Infância (DF), FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, Primeiro Olhar – Mostra Internacional de Teatro para Bebês (SP) e TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

A ação visa a fortalecer os laços entre os festivais brasileiros e propõe a criação de um programa de circulação de atividades formativas, residências e espetáculos, com periodicidade bienal, bem como identificar possibilidades de pontes longevas entre eles, apresentar um panorama da produção nacional contemporânea e promover intercâmbios estruturados, com planejamento a curto, médio e longo prazos.

A intenção também é conhecer as mais relevantes experiências realizadas na Escócia e em todo o Reino Unido e trocar informações acerca das ideias, propostas e características do festival escocês, bem como de sua visão da produção artística mundial para crianças e jovens.

Por que Noel Jordan?

Noel Jordan é o curador do Edinburgh International Children’s Festival (Festival para Crianças Internacional de Edimburgo – antes, Imaginate Festival), o maior Festival britânico de Artes para o jovem público. Dono de grande experiência e tendo viajado por muitos países, pode apresentar muitas referências e experiências no que tange aos critérios mais contemporâneos da experiência da arte para crianças e jovens.

A vinda de Noel Jordan ao Brasil dará conhecer as mais relevantes experiências realizadas na Escócia e em todo o Reino Unido. Noel é o diretor do festival do Festival Internacional de Edimburgo para crianças – Imaginate –, tendo-se juntado à equipe daquele tradicional festival em outubro de 2015. Nascido na Austrália, trabalhou em teatro para crianças e jovens por quase 30 anos em seu país. Noel tem uma vasta experiência como produtor, diretor, ator-orientador e educador de teatro. Trabalhando como professor de teatro em educação artística na Universidade de Melbourne, completou seu mestrado em Educação. Como produtor, Noel trabalhou na Sydney Opera House, onde foi curador dos programas anuais de jovens da Casa – Ed e Kids at the House (2004-2010 e, em 2011, como curador convidado). Foi membro do Comitê Executivo da ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude) de 2008-2014.

O encontro bilateral pretende constituir um tipo particular de residência curatorial que, mais do que voltar-se para o grupo de profissionais envolvidos, pretende expandir-se, por meio de parcerias com universidades e escolas de arte, possibilitando a capacitação de novas curadorias.

Atividades previstas

A primeira etapa será a imersão de Noel Jordan com os cinco festivais internacionais do FIBRA, onde ele apresentará um panorama das artes cênicas e visuais para o jovem público no Reino Unido. Da mesma forma, serão apresentados panoramas de experiências realizadas nos cinco festivais envolvidos; particularidades de cada cidade, cias brasileiras e critérios de qualidade; filosofias e novas perspectivas de intercâmbios para os próximos anos. Esta primeira etapa será transmitida pelo Facebook, na página do FIL Festival, e poderá ser acessada posteriormente no site do FIL.

Na segunda etapa, pretende-se apresentar em vídeo, cinco espetáculos legendados brasileiros e do Reino Unido, para criações de estudos e discussões sobre identidade cultural, mistura entre tecnologias e linguagens. Também serão construídas propostas de ações de colaboração a curto, médio e longo prazos, para os ambientes presenciais e online.

Na terceira etapa, serão apresentados os resultados dessas imersões, nos cinco festivais, para profissionais e grande público, além de divulgarem-se as ações nos sites dos festivais e curadores.

Benefícios do intercâmbio

O Brasil possui excelentes artistas voltados para os novos públicos que não conhecem o mercado internacional. Do mesmo modo, programadores internacionais não conhecem os festivais internacionais brasileiros voltados para os novos públicos. Para Noel Jordan, será uma imersão na cultura brasileira e, para os artistas brasileiros, será uma ampliação de conhecimento: uma oportunidade especial de se fazer conhecer, de exportar seus espetáculos, de criar coproduções e residências artísticas, bem como de ampliar as perspectivas de interfaces entre o Reino Unido e o Brasil. Os artistas conhecerão, ainda, o novo FIBRA e o programa de circulação que os cinco festivais pretendem estabelecer.

O encontro permitirá a troca de conhecimentos e a criação de ações pioneiras de cooperação, conectadas e atualizadas, sobre expertises em modelos de gestão, funcionamento, critérios de qualidade e planos de circulação de espetáculos, bem como o estabelecimento de coproduções entre os festivais participantes do FIBRA.

Acesso público

O público local será beneficiado pelo intercâmbio e cooperação entre os dois países, direta e indiretamente: poderá assistir online às imersões curatoriais e as mesas redondas. Poderá, ainda, participar das reuniões de apresentações de projetos e assistir aos espetáculos brasileiros, em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. A imersão no Rio de Janeiro, acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, no Labsônica da Oi Futuro.

PARCERIAS

CONTATO

Email: fibra.contatos@gmail.com